Pular para o conteúdo principal

Prova do Enem: Como funciona? Veja aqui e saiba mais!

A prova do Enem é definitivamente um dos momentos mais importantes para a definição do futuro da carreira acadêmica de milhões de estudantes brasileiros. Considerada relativamente difícil por muitas pessoas, a prova do Enem conta não somente com questões de diversas áreas de conhecimento, como também com uma redação - a qual possui um tema específico e que, muitas vezes, é tida como a parte mais difícil do exame.

O Exame Nacional do Ensino Médio, também conhecido como Enem, foi criado com o objetivo de ser um avaliador da qualidade do ensino médio dos estudantes brasileiros. Porém, em 2009, o programa sofreu uma reformulação e passou a servir também como uma prova que possibilita que estudantes ingressem de forma gratuita em universidades públicas e privadas do Brasil.

Como funciona a prova do Enem?


A prova do Exame Nacional do Ensino Médio é aplicada nos dois primeiros domingos do mês de novembro, sendo que cada domingo conta com diferentes áreas de conhecimento a serem abordadas. Existem quatro cadernos de prova: rosa, amarelo, azul e branco. Todas possuem as mesmas questões, porém organizadas em ordens diferentes entre si.

Os portões do local do Enem tem a sua abertura exatamente às 12h (horário de Brasília) e se fecham às 13h - passado este horário, você não poderá mais entrar. Já a prova tem início às 13h30, possuindo no primeiro dia uma duração de 5h30 e, no segundo, 5h de duração.

O que cai na prova?

Por ser um exame do ensino médio, praticamente todas as questões abordadas nas provas do Enem são únicamente de conhecimento deste período estudantil. Apesar disso, é certo de que há escolas que possuem um ensino mais avançado do que outras e, por isso, pode ser que você se depare com um assunto que nunca viu na vida ao responder algumas das questões.

Ao todo, quatro áreas de conhecimento são abordadas no Exame Nacional do Ensino Médio, as quais são divididas entre os dois dias de prova. Confira agora quais são as áreas abordadas e suas respectivas disciplinas:

- Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Sociologia, Filosofia e Geografia);

- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português, Literatura, Educação Física, Artes e Inglês ou Espanhol);

- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Biologia e Física);

- Matemática e suas Tecnologias.

O que levar para a prova do Enem?

Por ser uma prova com uma importância enorme dentro do sistema educacional brasileiro, além de ser extremamente decisiva para o futuro dos estudantes, o Enem conta com algumas regras. Sendo assim, nem todos os tipos de materiais podem ser levados para a realização da prova, que possui um sistema bem rígido em relação à isto.

Além disso, a prova do Enem é tida por muitos, também, como uma prova de resistência, devido à sua longa duração e sua grande quantidade de questões. Por isso, você está apto para levar comida e água para tomar, mas não de qualquer maneira.

Saiba agora o que levar para o Enem:

- Documento de identidade com foto (obrigatório);

- Caneta preta que tenha a sua base transparente (obrigatório);

- Número da sua inscrição (obrigatório);

- Declaração de comparecimento impressa (se você precisar justificar a sua falta no trabalho, por exemplo;

- Garrafa d’água transparente e sem rótulo;

- Lanches em um pacote lacrado (com exceção de frutas, que podem estar soltas na mão).

Como consultar o local de prova?

O local de prova do Enem é um dos elementos mais básicos e essenciais que você precisa saber antes de realizar o exame em si. Saber com antecedência o local onde será realizado o Enem, faz com que você evite transtornos e atrasos. Saiba agora como conferir o local de prova:

- Acesse a página inicial do Enem; www.enem.inep.gov.br

- Vá em “página do participante”;


- Responda corretamente o “desafio”;


- Informe o seu CPF e a sua senha de cadastro (obtida na inscrição do Enem);

Como consultar o gabarito da prova do Enem?

O gabarito oficial da prova do Enem costuma ser divulgado alguns poucos dias após a aplicação do exame em todo o país. Apesar disso, há sites educacionais de confiança (como o Stoodi e o Descomplica), que oferecem um gabarito próprio no mesmo dia do exame.

Saiba agora como consultar o gabarito oficial da prova do Enem:

- Acesse a página inicial do Enem; www.enem.inep.gov.br

- Vá em Gabaritos e Cadernos de Questões;

- Vá no tópico correspondente ao dia da prova a qual você quer conferir;

- Selecione a cor do caderno que você quer conferir;

- Pronto, basta comparar as respostas com o seu.

Basta seguir todos estes passos para que você obtenha as melhores e as principais informações referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio, prova que vem garantindo o futuro de milhões de brasileiros há anos. Espero que este artigo tenha lhe ajudado a sanar algumas de suas dúvidas. Muito obrigado por ter lido o texto até o final e boa sorte no Enem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Significado de sonhar com baú – Saiba aqui o que quer dizer

Ver um baú em seu sonho significa que você tem consciência, seu coração se amolece e você tem seu coração no lugar certo. Se você vê um baú antigo em seu sonho, ele se refere a um trabalho que será feito com o propósito da bondade. Peito padronizado em seu sonho se refere à paz espiritual, sendo sábio. Sonhar que carrega um baú Carregar um baú no teu sonho representa que vais fazer as pazes com o teu parente. Se o peito é pesado, você é injusto em um assunto problemático. Se o baú está vazio, uma pessoa que você não fala vai notar sua culpa. Sonhar que está abrindo ou arrombando um baú Sonhar que você abre o baú se refere a uma mercadoria perdida que será encontrada. Se isto é uma arca de madeira, refere-se a boas notícias que serão ouvidas pelos seus familiares. Se for peito de ferro, refere-se a um bom incidente que será feito entre amigos próximos. Outro ponto de vista é que você tem alguns talentos ocultos que ainda não explorou. Pode ser hora de tentar algo nov

Como funciona o pagamento do IPVA 2021? Veja aqui e acompanhe

A data para o pagamento do IPVA varia todos os anos e é estabelecida de acordo com a placa do automóvel. Desta forma, no início de todos os anos os Detran estaduais divulgam o cronograma de pagamento do imposto. A primeira parcela do pagamento do IPVA 2021 PR é em janeiro, confira a tabela de pagamento do Paraná: Pagamento à vista, com desconto de 3%: Placas final 1 e 2: prazo de pagamento dia 18/01/2021. Placas final 3 e 4: prazo de pagamento dia 19/01/2021. Placas final 5 e 6: prazo de pagamento dia 20/01/2021. Placas final 7 e 8: prazo de pagamento dia 21/01/2021. Placas final 9 e 0: prazo de pagamento dia 22/01/2021. Pagamento parcelado, sem desconto: Placas final 1 e 2: 1ª parcela dia 18/01; 2ª parcela dia 18/02; 3ª parcela dia 18/03; 4ª parcela dia 19/04 e 5ª parcela dia 18/05. Placas final 3 e 4: 1ª parcela dia 19/01; 2ª parcela dia 19/02; 3ª parcela dia 19/03; 4ª parcela dia 20/04 e 5ª parcela dia 19/05. Placas final 5 e 6: 1ª parcela dia 20/01; 2ª parcela dia 22/02; 3ª parce

Significado de sonhar com florestas – É bom ou ruim? Saiba aqui!

Sonhar com uma floresta não costuma ser muito comum entre as pessoas que vivem dentro de uma grande cidade. Mas embora eles não são os protagonistas mais comuns, as florestas são um símbolo muito característico dos sonhos. Mas como saber mesmo o que quer dizer essas mensagens do seu subconsciente? Aqui te damos uma mão na interpretação Significados para sonhar com florestas e bosques Se vemos uma floresta com árvores com frutos silvestres e animais delicados indica que estamos passando por uma fase positiva e agradável em nossa vida, assim como também a possibilidade de receber notícias boas a nível profissional. Se no sonho estamos perdidos na floresta, com medo ou se ouvimos sons assustadores é um sinal de que não estamos totalmente em conformidade com a nossa atitude, pois entendemos que não temos o controle total de nossa vida e é necessário conseguir para assim estar em harmonia com o ambiente que nos rodeia. Se é de noite e estamos perdidos na floresta é um reflexo de no